Vale do Rio Mosel, na Alemanha

22 de setembro de 2013
Vale do Rio Mosel Alemanha

Na Alemanha, o Rio Mosel se estende desde Trier - a cidade mais antiga do país, fundada pelos romanos - até Koblenz onde desemboca no Rio Reno. Mas sua nascente fica na França e ele passa também por Luxemburgo. 
Seu vale é uma região vinícola muito importante na Alemanha, especialmente quanto aos vinhos brancos. A principal uva produzida na região é Riesling, e quem gosta de espumante, não deve deixar de provar o Sekt em restaurantes ou lojas de vinhos (weingut), que são abundantes nas cidades da região.

O vinho tem sua origem na região com os romanos, por volta do Século IV. Acredita-se que inicialmente eles levavam seu próprio vinho para consumo, mas com o tempo isto se mostrou inviável. Desde então, isto os levou a desenvolver a vinicultura, um de seus melhores legados.


Vale do Rio Mosel Alemanha

Há alguns anos, recebi um e-mail de uma amiga, com uma apresentação em powerpoint (isso ainda existe? rsrs), sobre o Rio Mosel. Não tenho mais este arquivo, mas me lembro de que as imagens eram tão lindas que, desde então, era um desejo de viagem que eu acalentava. E este foi exatamente o início da nossa viagem à Alemanha, em julho de 2013. Vamos passear pelo vale desse rio, em meio a cidades charmosas?

Vale do Rio Mosel Alemanha

Vale do Rio Mosel Alemanha

Como chegar ao Vale do Rio Mosel

A partir de Koblenz pegamos a rodovia 416. A estrada toda é pontilhada de castelos medievais, ruínas, vinícolas e cidadezinhas encantadoras. Há passeios de barco também, além de uma ferrovia que acompanha a margem do rio. De Koblenz a Trier somam-se aproximadamente 190 quilômetros. Nosso objetivo era conhecer cidadezinhas pequenas e charmosas, mas se quiséssemos ir até Trier precisaríamos pelo menos de uns dois ou três dias!! Em um dia percorremos o trecho de Koblenz até Zell. É bom ir com calma, parando diversas vezes para fotografar ou simplesmente apreciar.

Vale do Rio Mosel Alemanha

Cochem

Foi uma das cidades mais lindas que conhecemos, e também foi a mais cheia. Deve-se visitar o centro comercial, o castelo e almoçar em um dos vários restaurantes no centro ou na estrada que margeia o rio. 
Vale do Rio Mosel Alemanha

O castelo - Reichsburg - fica em uma colina a uma distância que pode ser percorrida a pé a partir do centro comercial. Por estarmos com criança, subimos de ônibus e descemos a pé. 

Vale do Rio Mosel Alemanha

No centro de informações turísticas nos informaram que não daria para chegar de carro, mas percebemos que seria possível sim, pois o ônibus nos deixou em um estacionamento.

Vale do Rio Mosel Alemanha

Vale do Rio Mosel Alemanha

Zell

Em Zell, as coisas giram em torno do vinho e inclusive há um festival de vinho no verão. Mas, no geral, achei as cidades às margens do Mosel muito (lindamente) parecidas: casinhas, telhados de ardósia, lojas de vinhos, castelos...

Vale do Rio Mosel Alemanha

Ediger-eller

Paramos nesta cidadezinha meio ao acaso, pois eu queria muito encontrar um café ou confeitaria. Encontramos e comemos um delicioso Apfelstrudel. E aí, aproveitamos para andar um pouco pelas ruazinhas.

Vale do Rio Mosel Alemanha


Vale do Rio Mosel Alemanha

Burg Eltz


Tinha eleito este castelo como um ponto a ser visitado. Mas descobri que ele fechava às 17h30 e não teríamos tempo de visitá-lo. O jeito foi ir até o local e fotografar o seu exterior, o que eu já achei muito válido, pois o castelo é muito imponente.

Vale do Rio Mosel Alemanha

 Ao final da tarde, pegamos o caminho de volta a Koblenz, onde estávamos hospedados. Este foi um passeio que eu desejava fazer há muito tempo e foi uma das razões que me levou à Alemanha. Posso dizer que não me decepcionou. Foi bonito como eu esperava!!!

Vale do Rio Mosel Alemanha

Onde se hospedar no Vale do Rio Mosel

Nos hospedamos em Koblenz, que fica no encontro entre os rios Reno e Mosel, mas é possível se hospedar em qualquer cidade ao longo do rio. Veja as opções pelo booking nas cidades que citei: CochemAlkenTrierZell e Ediger-Eller.

Gostou do Post? Salve no Pinterest!
Vale do Rio Mosel Alemanha

Veja também estes outros posts sobre a Alemanha:

 Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking

 Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, GOOGLE + e TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

4 comentários

  1. Que lindo Liliane! A Alemanha é mesmo encantadora! Não conheço ainda essa cidade, mas tenho muita vontade de fazer a Rota Romãntica, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Sou apaixonada pela Alemanha! E combinado com vinhedos então, deve ser o paraíso!!
    Mais um local para a listinha!!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm, tem uns espumantes que eu vou te contar, viu? Obrigada! Bjs

      Excluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!