Praga, República Tcheca: roteiro de três dias

22 de janeiro de 2014
Praga República Tcheca

O que fazer em Praga: confira nosso roteiro de 3 dias

Praga, a capital da República Tcheca e um dos principais destinos no leste europeu, pode ser definida por uma enorme diversidade de adjetivos. Mas acredito que "linda" seria o mais apropriado. Até parece que tudo que existe em Praga foi estrategicamente colocado lá para os turistas verem e se encantarem.
Neste post, vou contar sobre as principais atrações turísticas de Praga, na Staremesto (cidade velha), no Josefov (antigo bairro judeu) e no Hradcany (região do castelo) com uma pitadinha de História de cada lugar. Vamos passear por Praga?

O que fazer em Praga 3 dias

Roteiro de 3 dias em Praga

Praga é uma cidade que está na moda! E é muito cheia de turistas. Talvez por isso seja repleta dos chamados "tourist traps", desde notas falsas oferecidas na rua (a moeda é a coroa tcheca, e às vezes nos oferecem notas que já saíram de circulação), até passeios (tours) de gosto duvidoso. Mas não é preciso cair nessas armadilhas para ver imagens de tirar o fôlego. Aliás, também é fácil perder o fôlego ao subir as escadas para o Castelo - HradCany, um dos principais pontos turísticos.

Praga República Tcheca


Mas vamos ao que interessa: o que fazer em Praga? Em três dias é possível ver muita coisa (pelo menos no verão), pois as atrações são concentradas e dá para conhecer a maioria delas caminhando. Assim, é bacana explorar uma região por dia. Então, uma sugestão de roteiro é percorrer a cidade velha (Stare Mesto), o Josefov (bairro judeu) e a região do Castelo (HradCany).

O que fazer em Praga 3 dias

As atrações da Stare Mesto - Cidade Velha

A cidade velha, ou Stare Mesto é o melhor lugar para se ficar, pois concentra o maior número de atrações e pontos comerciais. Mas também é a região mais cara, então prepare suas coroas tchecas, já que a maioria dos estabelecimentos não aceita euro, ou o câmbio não compensa. 
Nesta região se encontra a praça da cidade velha, cheia de bares, cafés e restaurantes (e turistas!!). A atração mais procurada, sem dúvida, é o Relógio Astronômico que a cada hora tem uma animação com bonecos (um deles representa a morte e há também os 12 apóstolos), finalizada ao som de trompetes. Vale a pena subir a Torre do relógio (de elevador!!!!!) pois a vista é magnífica. Há a catedral de Nossa Senhora diante de Tyn em estilo gótico, cuja construção iniciou-se no século XV. Outra coisa deliciosa é se perder pelas inúmeras ruelas onde só passam pedestres.

Esta e outras regiões guardam muitas memórias da Idade Média e vale a pena conhecer algumas dessas lendas de Praga.

Praga República Tcheca


A partir da praça, pegue a Rua Karlova e vague sem pressa pelas lojinhas até chegar à Ponte Carlos. Ali há muita semelhança com a Place du Tertre em Montmartre - Paris: há artistas que pintam retratos e caricaturas, fotógrafos vendendo suas obras, músicos, teatros de marionetes, etc. 

O que fazer em Praga 3 dias

Praga República Tcheca

Se quiser seguir outra direção, pode  tomar o rumo da Avenida Wenceslau (Václavské Namesti). Esta avenida foi palco do fim da Primavera de Praga (1968) e também da Revolução de veludo (1989).  Estes fatos foram retratados no livro A Insustentável Leveza do Ser, de Milan Kundera.

O que fazer em Praga 3 dias

O curioso é ver esta avenida, que já esteve tomada por tanques de guerra russos, hoje tomada por neons de Mc Donalds, lojas, casas noturnas e afins. Uma sensação é que a época do comunismo deixou poucas marcas por ali...


Praga República Tcheca

É bom perder um tempinho vendo a fachada do Hotel Europa, uma bela amostra do estilo art noveau.

O que fazer em Praga 3 dias


Achamos muito bacana ter visitado antes o Museu do Comunismo e conhecer um pouco da história recente de Praga, e ver o documentário apresentado no final da visita (com direito a lágrimas!).

As Atrações do Josefov - Bairro Judeu

Outra pedida a partir da praça da cidade velha é visitar alguns pontos no bairro judeu - o Josefov. A avenida Pariská é um luxo! Cheia de lojas de grife, é um local típico de compras, mas não tem preços convidativos. Nas redondezas, há a sinagoga (Old-new Sinagogue) e o antigo cemitério judeu, além do Museu da Cultura Judaica. 

Praga República Tcheca

Segundo consta, o museu tem um acervo rico, pois os nazistas queriam montar um memorial de uma raça extinta. Não me animei muito, ainda mais quando fiquei sabendo que havia uma exposição com desenhos de crianças do campo de concentração de Teresin (deve ser muito triste...). Entrando no bairro judeu, há também o café Kafka, na casa onde nasceu o escritor.

A região do Castelo: Hradcany

A região do Castelo também tem muitas atrações concentradas. E, no caminho, restaurantes com preços muito mais amigos do que os encontrados na Cidade Velha. Vale a pena visitar o Castelo, antiga residência real, a Catedral de St Vitus, maravilhosa, em estilo gótico, e a Golden Lane, uma ruazinha com várias casas, com destaque para a de número 22, onde morou ninguém menos que Franz Kafka. Há também outras igrejas, como a de São Jorge (Saint George), e os jardins do castelo, de onde se tem uma vista linda da cidade.

O que fazer em Praga 3 dias

Embora seja perfeitamente possível ir a pé da cidade velha até o Castelo, eu recomendaria pegar um bonde (isso mesmo, um charme!!) e parar atrás do Castelo, na parte mais alta. Aí dá para conhecê-lo sem se cansar e descer a pé pelas inúmeras escadas que conduzem até a Ponte Carlos.

Praga República Tcheca
Este é o essencial de Praga. Mas como ninguém quer ficar no básico, e o post estava ficando muito grande, eu decidi deixar uma parte para o próximo post, em que dou algumas dicas sobre Praga, incluindo lugares menos comuns.

Onde se hospedar em Praga?

Se deseja ficar no coração da cidade velha, siga essas dicas: nós alugamos um apartamento no Residence Masna, um prédio do século XIX, com pé direito alto e super confortável. A localização também era excelente: bem próximo à Praça da Cidade Velha e ao Relógio Astronômico. Outra opção no coração da cidade velha é o Charles Bridge Premium Apartment. Se preferir hotel com localização excelente, escolha o Rott. Mas hospedagem em Praga é o que não falta: só no Booking são mais de 4700 opções e muitas com preços excelentes!


Gostou do Post? Salve no Pinterest
O que fazer em Praga 3 dias

* este post foi editado em 05/04/2019


Planeje sua viagem!

Se você gosta de nossas dicas e acompanha o blog, que tal fazer as reservas de sua próxima viagem através de nossos parceiros? Você não paga nada a mais e nós ganhamos uma pequena comissão! É só seguir os links:
Reserve seu hotel pelo Booking
Alugue um carro pela Rentcars, parcele as reservas e tenha atendimento em Português!
Faça seu seguro viagem com desconto na Seguros Promo - use o código TRILHASECANTOS5 e ganhe 5% de desconto na sua compra!
Pesquise passagens aéreas com ótimas tarifas no Viajanet
Compre seu Chip de Celular para usar no exterior e receba em casa, antes da viagem

Já está nos seguindo?

Fique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMPINTEREST, TWITTER. Assine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

Um comentário

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!