Toledo sem Bate-Volta

3 de agosto de 2014
Toledo é uma cidade que a maioria das pessoas conhece como um bate-volta, e é quase um passeio obrigatório para quem vai a Madri (quem vai a Madri e não visita Toledo, às vezes tem até que se justificar...rsrs). 
E era isso que pretendíamos fazer até o marido ter a ideia de dormirmos por lá na última noite e dali partirmos para o aeroporto. Como nosso voo não era muito cedo e Toledo fica a 84 km do aeroporto, eu achei a ideia excelente!!
Vista de Toledo
Chegando em Toledo - eis a vista!!
Adoramos pernoitar em Toledo, pois apesar da cidade ser tipicamente turística, à noite tudo fica mais tranquilo, e não tão cheio de turistas. Aí mais fácil encontrar e conhecer a população local.


O que fazer - atrações 


Toledo foi uma cidade em que, no seu apogeu, conviviam pacificamente judeus, muçulmanos e cristãos.
Assim, eu achei que deveria conhecer na cidade pelo menos uma sinagoga, uma mesquita e a Catedral. Começamos nosso passeio andando por ruas estreitas e chegamos à Mesquita Cristo de La Luz, junto a uma das portas da antiga cidade.
Toledo Espanha
Uma das muitas portas de Toledo
A Mesquita é um dos monumentos que melhor representa a arquitetura hispano-muçulmana, e foi convertida em uma igreja cristã, recebendo este nome. Escavações a partir do século XIX foram revelando "camadas" da história de Toledo, desde a época dos romanos, em que a cidade se chamava Toletum.
Mesquita Cristo de La Luz Toledo
Mesquita Cristo de La Luz
Toledo Espanha
Mesquita Cristo de La Luz
Depois de conhecer a mesquita, fui caminhando até o bairro sefardi (juderia) para conhecer a Sinagoga Santa Maria La Blanca.
La Juderia Toledo
Viela no Bairro La Juderia
La Juderia Toledo
Bairro Sefardi - La Juderia
La Juderia Toledo
Mais uma rua estreita
O bairro não é diferente do restante de Toledo: ruas, vielas (uma mais linda que a outra) e prédios históricos. Dali, tem-se uma vista linda do Rio Tajo (que em Portugal recebe o nome de Tejo)
Rio Tajo Toledo
Rio Tajo visto de suas margens, no Bairro La Juderia
Esta sinagoga foi palco de um massacre de judeus quando os reis católicos dominaram a cidade, no Século XV, sendo então consagrada como templo cristão.
Sinagoga Santa Maria La Blanca
Sinagoga Santa Maria La Blanca
Deixei a Catedral - Santa Iglesia Catedral Primada de Toledo - por último, pois seria a que eu ficaria mais tempo e também era mais próxima ao hotel. Adivinha? Estava havendo uma procissão... 
Catedral Toledo
A famosa Catedral de Toledo
Fui perguntar (quase sem esperança) a um segurança se poderia visitá-la após o término da procissão. Ele me respondeu que somente no dia seguinte (dia seguinte eu vou pro Brasil, né??)
Catedral Toledo
A multidão entrando na Catedral, durante a procissão
Aí fiquei lá, observando hordas de pessoas entrando. Achei engraçado porque entrava tanta gente na catedral e eu comecei a pensar que ela estaria lotada. Quando as últimas pessoas entraram, me misturei aos fiéis e consegui entrar (ah, seria pecado não conhecê-la...)! O que mais me impressionou: a catedral nem parecia cheia, mesmo depois daquela multidão ter entrado!!
Não tirei fotos do interior, especialmente porque estava havendo uma cerimônia religiosa, mas a Catedral realmente impressiona por seu tamanho, grandeza, beleza...
Toledo medieval
Tudo aqui tem ares medievais
Além destes monumentos, há outros pontos turísticos como o Alcázar, o Museu Sefardi e o Museu El Greco (este artista viveu em Toledo), além de outros museus e do sempre bom programa de andar sem rumo pelas ruazinhas de pedestres. 
Muitas pessoas gostam de visitar  as famosas fábricas de espadas. Elas também podem ser encontradas nas muitas lojas de souvenir e artesanato. Uma outra coisa típica de lá são as bijuterias e jóias adamascadas.
Toledo medieval
Toledo é cheia de ruas estreitas

Restaurantes:

O dono da Pousada nos indicou 3 restaurantes: El Trebol, Tornerias e Ludeña. Este último, dizem, tem a melhor Carcamusa, um prato típico de Toledo. Almoçamos no El Trebol (o Ludeña estava lotado!!), mas acabamos achando um restaurante meio ao acaso, que servia carne de caça e escolhemos jantar lá mesmo. Adorei, mas não me lembro do nome!!!

Dica de hospedagem:

Passamos nossa última noite na Espanha na La Posada de Manolo. O próprio Manolo nos atendeu, indicou restaurantes, passeios e trajetos a serem feitos. Nota-se que ele é um toledano apaixonado pela cidade e muito bem informado acerca de sua história. Ele nos mostrou até um porão de sua casa, que foi descoberto durante uma reforma e que estima-se ser da época dos romanos. Outra coisa é que a pousada é muito bem localizada (a poucos passos da catedral) e tem o café da manhã por um preço excelente. Ah, o nosso quarto (Curtidores) tinha até um pequeno pátio! 
Ao anoitecer, compramos uma garrafa de vinho e fomos tomar no terraço, admirando as torres iluminadas da Catedral. Não poderia haver uma despedida melhor da Espanha!!!


Como chegar e se locomover:

Em todas as cidades, à exceção de Madri, ficamos de carro e nos hospedamos no Casco antiguo (cidade histórica). Invariavelmente, o carro acaba sendo um problema, mas é inevitável para quem vai pingando de cidade em cidade, como nós. Em Toledo, conseguimos chegar perto da pousada e desembarcar nossas malas e dali o carro foi direto para um estacionamento público, de onde só saiu no dia seguinte. 
Para quem vai fazer o bate-volta a partir de Madri, há vários horários de trem que partem da estação de Atocha. Há um passeio de ônibus que percorre os principais pontos turísticos, mas as distâncias não são longas e é possível fazer tudo caminhando.


Reserve seu hotel em Toledo pelo Booking, através do Trilhas e Cantos. Você não paga nada a mais por isso, e ganhamos uma pequena comissão!! É só clicar no banner:


Já está nos seguindoFique por dentro de todas as postagens, acompanhando nossas redes sociais: FACEBOOKINSTAGRAMGOOGLE + e TWITTERAssine também nosso FEED! Assim, você não perde nenhuma novidade!

3 comentários

  1. Olá,

    Vocês foram de Toledo para o aeroporto em Madrid? Tem trem direto?Grata.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cris! Nós estávamos de carro alugado e fomos para Barajas! Mas há trem de Toledo para a estação Atocha em Madri. De lá, há metrô para o aeroporto!! O trajeto é feito em pouco mais de uma hora... abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Liliane. Obrigada pelo retorno. Abraços

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe um comentário!!!